De: Violet Evergarden | Para: Você - CCC Recomenda #003

Caro leitor, 
Como está? 
Terminei de assistir Violet Evergarden no mês passado e não demorou para que eu pensasse o seguinte: "Eu preciso escrever sobre esse anime lá no Centro de Construção Criativa". E foi exatamente isso o que eu fiz. 

Hoje, apresento-lhe: Como Violet Evergarden te ensina a desenhar.




Leitor que acompanha o blog: "Ei, tem coisa diferente aí. Não seria 'Como Violet Evergarden te ensina a escrever?'"
De fato, tem coisa diferente, e isso porque eu farei um post diferente hoje. Agindo diferentemente, o CCC vai começar a apresentar recomendações com análises artísticas (inclusive estou planejando uma para Haikyuu!!). Mas não se preocupem, pessoas que achavam que isso iria ser realmente uma recomendação de Violet Evergarden. Mesmo sendo uma experiência nova para vocês que estão lendo o blog pela primeira vez, vai ver que pode ser interessante tentar acompanhar essas recomendações pelo menos um pouco. 
E para quem pensava que eu iria fazer uma recomendação com base em escrita como o leitor acima: Essa postagem vai ter coisas úteis para vocês também

Enfim, como exatamente assistir esse anime vai te ajudar a desenhar? Será que você consegue simplesmente dar uma de Kyoto Animation (estúdio que produziu o anime) e começar a quebrar corações com cenas incrivelmente suaves?
Não vou dizer que isso não é possível porque... quem sabe, né? Gênios estão por toda parte. Mas sim, isso tem um pouco a ver com o toque que esse estúdio dá para suas animações. O "toque" ao qual estou me referindo é relacionado com a suavidade que suas obras transmitem, sendo até um pouco mais "feminino". E esse toque funcionou de uma forma magnífica em Violet Evergarden.


Nem tem o que comentar sobre isso, tem?
Calma. É claro que tem. Observe só esse textão.

Violet Evergarden se passa depois de uma guerra. E mesmo que a coisa não tenha se "esfriado" totalmente, as pessoas estão se acostumando (até rapidamente) com sua nova situação, enquanto tentam encontrar conforto depois das várias perdas e baixas que ocorreram durante a guerra. Violet também está tentando se acostumar com sua nova situação, depois de, imagino, sofrer mais baixas do que a maioria das pessoas.

E embora nossa protagonista esteja buscando conforto, o espectador já se sente confortável com o clima da animação (juntamente com as músicas, que considero um dos fatores mais importantes para evocar emoção). 
Com o passar do tempo, descobrindo mais sobre o passado de Violet, tudo parece intensificar. Mas essa é justamente a parte interessante dessa fase, porque mesmo que tudo pareça intensificar, o clima é mais melancólico do que realmente "intenso" ou cheio de ação. E falando em melancólico... preparem seus kokoros, caros leitores, porque seus olhos irão ameaçar (a cada episódio, inclusive) um intenso vazamento de um líquido misterioso.

Isso é... 
Lágrimas. Muitas lágrimas.

Não vou me aprofundar muito nesse assunto porque... bem... 
spoilers.


Vamo aleatoriamente colocar a Luculia aqui porque já tava na hora dela aparecer no post.


Violet Evergarden na prática

Depois de tanto enrolar, a que conclusão chegamos? Como Violet Evergarden irá te ajudar a desenhar?

Bem, não sei se todos os leitores aqui acompanham anime, ou se já assistiram outros animes do estúdio que produziu Violet Evergarden. Mas imagino que pelo menos alguns de vocês já assistiram ou ouviram falar de Koe no Katachi (menina de cabelo rosa, surda,explosão kawaii do caramba.... estão lembrados?). Você deve estar achando que isso não tem relação com o que quero comentar. Mas, de alguma forma, tem sim. 



Observem a imagem ao lado (provavelmente vai estar abaixo caso estiver lendo esse post no celular ou algum outro dispositivo móvel, ou acima, tanto faz, só olha pra imagem).

Está entendendo onde eu quero chegar?
Ainda não?


Agora, observe uma imagem de outro anime desse mesmo estúdio:


Oreki Houtarou - Hyouka

Nesse ponto você já deve ter percebido que todas essas animações possuem um estilo característico, a identidade visual que Kyoto Animation dá para suas produções. E identidade visual é algo que desenhistas devem procurar ter.
Leitor aleatório: "Pra quê nós temos que procurar uma identidade visual? Vocês gostam de dificultar a nossa vida, hein?"
Na verdade, isso é algo que até facilitaria a sua vida. Quero dizer, isso se estiver pensando em seguir uma carreira com arte. Porque dessa forma, quando virem alguma obra sua por aí, saberão que ela é de fato sua por causa do seu estilo. Além disso, se buscar direito, vai conseguir descobrir com que gênero seu estilo se encaixa, e o que você realmente quer desenhar. Kyoto Animation é bem sucedida, por exemplo, em animes sobre vida cotidiana. K-On!, Nichijou, Free!, Kyoukai no Kanata, Clannad, os citados anteriormente Koi no Katachi e Hyouka, e, mais recentemente, Kobayashi-san Chi no Maid Dragon... a maioria deles são populares, e todos eles se tratam, de alguma forma, de vida cotidiana. É o que dá certo para esse estúdio. O que você tem que fazer é encontrar algo que dê certo para você e para seu estilo.
É óbvio que pode ter algo além de vida cotidiana que se encaixe com a identidade visual desse estúdio, mas o que com certeza é mais marcante são os animes que seguem essa linha.

Benedict: "Você percebeu que está fazendo publicidade grátis pra Kyoto Animation, não percebeu?"
Eu: "Só percebi agora. Mas tudo vai ficar daijobu, Benedict. Daijobu."


Além da identidade visual, há outros pontos que gostaria de colocar em evidência da arte de Violet Evergarden agora que o Benedict me lembrou que eu estava saindo do controle com os comentários sobre o estúdio que produziu Violet Evergarden.
(...Major do céu, essa minha relação com personagens fictícios que está saindo do controle.)
Os pontos de agora tem relação com escrita também. Eu bem disse que tinha coisa aqui pra vocês escritores.

Sei que isso está se tornando repetitivo, mas não consigo deixar de comentar sobre os personagens. Até porque, convenhamos, personagens são extremamente importantes na narrativa como num todo. Violet Evergarden é um anime que consegue fazer com que simpatizemos com cada um dos personagens que ali aparecem. Mas que relação isso tem com o desenho?

Violet Evergarden consegue transmitir, através da arte, a fraqueza dos personagens. Consegue dizer por eles coisas que eles próprios não entendem direito. Consegue, assim como no trabalho das Autômatas de Automemória (que você vai saber o que é quando estiver assistindo o anime), expressar o inexprimível. Fez sentido para você, caro leitor? 
Porque agora que releio isso fico confusa.

O que quero dizer com isso é, basicamente, que quando estiver desenhando, desenhe com um propósito. 
Que tipo de mensagem quero transmitir para meu interlocutor? É uma pergunta que todo desenhista deve fazer antes de decidir montar um conteúdo que realmente comova seu público. Mas todos sabemos que muitas vezes não é possível desenhar o que exatamente vem a sua mente. Ou talvez nada esteja vindo em sua mente mesmo (eu, toda vez). Bem, a minha única resposta para esse problema seria:
Pratique.
E essa resposta é provavelmente a única que vai levar ao que você quer. Se é um processo chato... é. Com certeza é. Mas vai valer a pena, prometo.


Capa do primeiro volume da light novel que inspirou o anime. 
Essa arte vai me matar do coração um dia desses. Só dizendo.

*Abre parêntese*  Percebem que escrevi algo sobre transmitir a fraqueza dos personagens, correto? E vocês sabem porque transmitir isso é importante?
É porque as pessoas normalmente conseguem simpatizar mais com personagens próximos à realidade, no sentido de eles possuírem fraquezas e/ou dificuldades que podem, de uma forma ou outra, ser coisas que seres humanos reais passem. Mesmo que a dificuldade em questão seja fora da realidade (tipo, bem fora mesmo), se for encontrado mesmo que um pingo de humanidade naquilo, será mais fácil de simpatizar com o personagem que está passando por aquela dificuldade.  *Fecha parêntese*



Encontrei a joia que é esse anime. 
Agora quero apresentar essa joia para todos os meus leitores. Fiquem agradecidos. (Embora ele seja bem famoso, mas tanto faz.)

E aqui acaba minha recomendação de Violet Evergarden. Para as pessoas que já assistiram essa obra de arte, escreva um comentário sobre o que achou do anime, ou outros pontos que eu poderia colocar aqui sobre a arte de Violet Evergarden. Sem spoilers, por favor.
Só para entrar no clima do anime, antes de você assistir (sqñ, só coloquei aqui porque quis, he):


Ink to Paper - da soundtrack de Violet Evergarden 
(aparece desde o primeiro ou segundo episódio, se não me engano)


Comentários