Agora é a hora. Provavelmente a hora mais temida de todas quando você está construindo um personagem... O momento em que você pega seus materiais e começa a desenhar o dito cujo. Uma tentativa falha atrás da outra... Talvez você esteja cogitando desistir de tudo mesmo e nadar nas folhas de papel desperdiçadas na pequena esperança que você ainda tinha de conseguir um resultado satisfatório. Caso ler esse post até o fim, seu sofrimento provavelmente será bem menor quando for desenhar.
Na sua cabeça, ele está completamente maravilhoso, com uma aparência definida, então você espera que consiga desenhar exatamente como ele veio a sua mente. E ele sai idêntico. E repito: idêntico...
a uma batata.
Todavia, não se desespere. Ao final desse post, pode ser que ele não saia exatamente como veio a sua cabeça, mas certamente ele vai se aproximar um pouquinho mais do que você pensou em fazer do que uma batata. Pegue papel, lápis e borracha e vamos começar.
(Se ainda não leu a primeira parte da série de posts de Design de personagens, pode conferi-lo clicando aqui).
Obs: Esse post não te dará aulas de desenho. Ele apenas serve para facilitar a vida de pessoas que já têm certa experiência (sabem o básico) e querem saber como colocar essa experiência em prática.
Primeiro, aqueça. Você provavelmente já deve saber que antes de um atleta começar a fazer uma sessão de exercícios físicos, ele se aquece para evitar lesões graves e melhorar o rendimento. Se quiser alcançar um bom rendimento quando for desenhar qualquer coisa, não só seu personagem original, é bom fazer um aquecimento de 5 a 10 minutos para acostumar a sua mão, só depois avance para a próxima fase. Desenhe várias linhas retas, de cima para baixo, da esquerda para a direita, usando todo o braço. Depois vá para os círculos, curvas e etc.
Terminado o aquecimento, tente visualizar bem detalhadamente o seu personagem. E quando falo detalhadamente é bem detalhadamente. Formato do rosto, corpo, que tipo de cabelo, e elementos faciais no geral. Escreva o que observou e desenhe cada uma dessas características marcantes em lugares separados do seu papel. Elas não tem que sair perfeitas, isso é só para ter uma ideia de como cada elemento em individual ficará no fim de tudo.
A partir desse ponto, você deve ter pensado em juntar tudo de uma vez só, mas isso provavelmente não dará certo se decidir fazer assim. Como escrevi no post "Como começar a desenhar", desenhar demanda paciência.
A ordem que você vai juntar os elementos depende de como você se sente mais confortável, mas eu particularmente prefiro começar com um esboço bem simples do corpo e depois encaixo a cabeça. Faço ele cobrindo toda a página, para ter uma visão bem ampla de todas as partes do personagem. Se preferir, construa uma pose que possa representar bem a personalidade do seu personagem, para fazer com que qualquer um que olhar para ele possa saber um pouquinho a seu respeito. Mas nessa fase, isso não é obrigatório, só faça uma pose diferente se achar que isso pode te ajudar de alguma forma.
Não se engane! Não quero dizer que uma figura "plana" é o suficiente para que se possa usar de referência. Na verdade, o que você vai usar de referência, o lugar que você vai consultar quando estiver com dúvidas de como desenhar seu personagem em determinada situação, chama-se Reference sheet (folha de referência) ou Model sheet (lit.folha modelo/ folha de modelo), mas também pode ter vários outros nomes, como estudo de personagem (ou simplesmente estudo) e settei (mais usado no Japão).
Além dessas coisas todas para a folha de referência, é possível escrever algo sobre a personalidade do seu personagem, do que gosta e do que não gosta, e por aí vai. Só não exagere na quantidade de coisa que você vai colocar lá. Algumas das minhas folhas de referência são tão caóticas que até eu não entendo às vezes. Deixe a coisa bonitinha pra fazer um favor a si mesmo e às pessoas que trabalham com você.
Bônus
Adivinha sobre o que estou escrevendo para o próximo post de recomendações? :)
Violet irá lhe dar várias lições, então fique atento.
Enquanto espera pelo próximo post, explore um pouco o CCC, sente-se e relaxe.
Midoriya Izuku (Boku no Hero Academia) de vários ângulos
Na sua cabeça, ele está completamente maravilhoso, com uma aparência definida, então você espera que consiga desenhar exatamente como ele veio a sua mente. E ele sai idêntico. E repito: idêntico...
a uma batata.
Todavia, não se desespere. Ao final desse post, pode ser que ele não saia exatamente como veio a sua cabeça, mas certamente ele vai se aproximar um pouquinho mais do que você pensou em fazer do que uma batata. Pegue papel, lápis e borracha e vamos começar.
(Se ainda não leu a primeira parte da série de posts de Design de personagens, pode conferi-lo clicando aqui).
Sou sobrevivente de uma batalha, uma batalha que você irá travar agora... O design de personagem.
Eu lhe ensinarei meus truques. Eu serei... SUA SENSEI!!
Obs: Esse post não te dará aulas de desenho. Ele apenas serve para facilitar a vida de pessoas que já têm certa experiência (sabem o básico) e querem saber como colocar essa experiência em prática.
Primeiro, aqueça. Você provavelmente já deve saber que antes de um atleta começar a fazer uma sessão de exercícios físicos, ele se aquece para evitar lesões graves e melhorar o rendimento. Se quiser alcançar um bom rendimento quando for desenhar qualquer coisa, não só seu personagem original, é bom fazer um aquecimento de 5 a 10 minutos para acostumar a sua mão, só depois avance para a próxima fase. Desenhe várias linhas retas, de cima para baixo, da esquerda para a direita, usando todo o braço. Depois vá para os círculos, curvas e etc.
Terminado o aquecimento, tente visualizar bem detalhadamente o seu personagem. E quando falo detalhadamente é bem detalhadamente. Formato do rosto, corpo, que tipo de cabelo, e elementos faciais no geral. Escreva o que observou e desenhe cada uma dessas características marcantes em lugares separados do seu papel. Elas não tem que sair perfeitas, isso é só para ter uma ideia de como cada elemento em individual ficará no fim de tudo.
A partir desse ponto, você deve ter pensado em juntar tudo de uma vez só, mas isso provavelmente não dará certo se decidir fazer assim. Como escrevi no post "Como começar a desenhar", desenhar demanda paciência.
A ordem que você vai juntar os elementos depende de como você se sente mais confortável, mas eu particularmente prefiro começar com um esboço bem simples do corpo e depois encaixo a cabeça. Faço ele cobrindo toda a página, para ter uma visão bem ampla de todas as partes do personagem. Se preferir, construa uma pose que possa representar bem a personalidade do seu personagem, para fazer com que qualquer um que olhar para ele possa saber um pouquinho a seu respeito. Mas nessa fase, isso não é obrigatório, só faça uma pose diferente se achar que isso pode te ajudar de alguma forma.
Não se engane! Não quero dizer que uma figura "plana" é o suficiente para que se possa usar de referência. Na verdade, o que você vai usar de referência, o lugar que você vai consultar quando estiver com dúvidas de como desenhar seu personagem em determinada situação, chama-se Reference sheet (folha de referência) ou Model sheet (lit.folha modelo/ folha de modelo), mas também pode ter vários outros nomes, como estudo de personagem (ou simplesmente estudo) e settei (mais usado no Japão).
Como fazer uma folha de referência
Passou da primeira fase, a coisa fica séria.
Agora você terá que ter certeza de que consegue manter seu personagem identificável, não importa em que ângulo esteja.
Leitor aleatório: "Ei, mas por que afinal eu tenho que aprender a desenhar ele de todos os ângulos? Eu nem vou usar todos eles!"
Isso é porque, não importa se seu conteúdo for distribuído em 3D ou não, é preferível que você visualize seu personagem em três dimensões. Um senso de mobilidade e perspectiva é essencial para deixar o espectador entretido. Muitos profissionais em Design de personagem (acredite, isso existe) utilizam programas de modelagem 3D ou até mesmo esculpem à mão. Talvez você não precise fazer isso (ainda mais se for um amador que só quer se divertir), mas é interessante pensar que os profissionais se preocupam em dar essa sensação de profundidade para suas criações.
Independentemente se seu personagem for humano ou não, ter isso em mente pode fazer uma grande diferença. Além do mais, como eu escrevi no meu primeiro post do blog, tudo pode ser simplificado em formas geométricas. Comece a estudar um pouco de perspectiva também. Isso vai te ajudar não só em design de personagem, já que é um ponto essencial ao estudar cenários.
Uma ideia para a folha de referência é justamente isso: Colocar seu personagem em perspectiva. As poses mais simples às vezes são o bastante (corpo de lado, meio de lado e de frente).
Você pode construir essa folha da maneira que mais lhe agradar, de um modo que possa consultá-la quando estiver com dúvidas sobre como desenhar seu personagem. Por um momento, é fácil de achar que fazer isso não é necessário. "Eu conheço meu personagem, não conheço?", é o que eu pensava. E eu já quebrei a cara muitas vezes por pensar isso. É sempre bom ter uma referência por perto, porque assim, não importa de que ângulo for, sua criaturinha sempre vai parecer a mesma coisa. A folha de referência vai ser bastante útil também (isso se não for essencial) quando estiver trabalhando com assistentes, já que eles irão precisar saber como seu personagem se parece.
(Por favor, trate de ter uma referência da vida real contigo também. Não pense que está tudo bem em não procurar porque você "sabe como se parece". Tem que ter certeza. E não traumatize pessoas que vão buscar por personagens originais animais por uma coisa tão trivial como não procurar referências na internet. Eu imploro. DeviantArt agradece.)
Uma coisa que pode facilitar a sua vida e muito, é escolher um elemento marcante, uma coisa que possa lembrar o seu personagem. Pode ser um cabelo espetado ou até mesmo um boné azul.
E se estiverem com escassez de referências...
Referências úteis para Design de personagem: Character design references | Visual Library
Lugar para guardar suas referências (e talvez procurar por algumas): Pinterest
Agora você terá que ter certeza de que consegue manter seu personagem identificável, não importa em que ângulo esteja.
Leitor aleatório: "Ei, mas por que afinal eu tenho que aprender a desenhar ele de todos os ângulos? Eu nem vou usar todos eles!"
Isso é porque, não importa se seu conteúdo for distribuído em 3D ou não, é preferível que você visualize seu personagem em três dimensões. Um senso de mobilidade e perspectiva é essencial para deixar o espectador entretido. Muitos profissionais em Design de personagem (acredite, isso existe) utilizam programas de modelagem 3D ou até mesmo esculpem à mão. Talvez você não precise fazer isso (ainda mais se for um amador que só quer se divertir), mas é interessante pensar que os profissionais se preocupam em dar essa sensação de profundidade para suas criações.
Independentemente se seu personagem for humano ou não, ter isso em mente pode fazer uma grande diferença. Além do mais, como eu escrevi no meu primeiro post do blog, tudo pode ser simplificado em formas geométricas. Comece a estudar um pouco de perspectiva também. Isso vai te ajudar não só em design de personagem, já que é um ponto essencial ao estudar cenários.
Uma ideia para a folha de referência é justamente isso: Colocar seu personagem em perspectiva. As poses mais simples às vezes são o bastante (corpo de lado, meio de lado e de frente).
Você pode construir essa folha da maneira que mais lhe agradar, de um modo que possa consultá-la quando estiver com dúvidas sobre como desenhar seu personagem. Por um momento, é fácil de achar que fazer isso não é necessário. "Eu conheço meu personagem, não conheço?", é o que eu pensava. E eu já quebrei a cara muitas vezes por pensar isso. É sempre bom ter uma referência por perto, porque assim, não importa de que ângulo for, sua criaturinha sempre vai parecer a mesma coisa. A folha de referência vai ser bastante útil também (isso se não for essencial) quando estiver trabalhando com assistentes, já que eles irão precisar saber como seu personagem se parece.
Kai (Knite - por Yuumei)
(Por favor, trate de ter uma referência da vida real contigo também. Não pense que está tudo bem em não procurar porque você "sabe como se parece". Tem que ter certeza. E não traumatize pessoas que vão buscar por personagens originais animais por uma coisa tão trivial como não procurar referências na internet. Eu imploro. DeviantArt agradece.)
Uma coisa que pode facilitar a sua vida e muito, é escolher um elemento marcante, uma coisa que possa lembrar o seu personagem. Pode ser um cabelo espetado ou até mesmo um boné azul.
Outras coisas para colocar na sua folha de referência (faça do modo que achar mais confortável):
- Elementos individuais: Depois de desenhado o personagem, separar alguns elementos importantes do design e desenhá-los em um canto diferente do papel. Muito útil se estiver desenhando um design complicado (um traje muito detalhado, por exemplo) e quiser deixar algum elemento específico em evidência.
- Cores: Separar as cores usadas para compor o personagem. Às vezes eu até esqueço das cores que eu usei para meus personagens e quando eu invento de colorir eles de novo tudo sai um desastre. Isso ajuda também para que seus assistentes (caso você tiver) tenham uma ideia básica da coisa toda.
- Expressões: Uma parte do seu papel dedicada para as diferentes expressões do seu personagem. O modo como ele sorri, a cara dele quando fica irritado, etc. Acredite, as pessoas ficam irritadas, sorriem e choram de jeitos diferentes, então desenhar como ele fica em cada uma dessas situações pode ser bem útil.
- Ao passar dos anos: Desenhar o seu personagem em fase de crescimento é essencial para narrativas longas, que acompanhem o personagem em uma jornada de vários anos. É uma referência preferível de se ter em mãos nesse caso.
E se estiverem com escassez de referências...
Referências úteis para Design de personagem: Character design references | Visual Library
Lugar para guardar suas referências (e talvez procurar por algumas): Pinterest
Além dessas coisas todas para a folha de referência, é possível escrever algo sobre a personalidade do seu personagem, do que gosta e do que não gosta, e por aí vai. Só não exagere na quantidade de coisa que você vai colocar lá. Algumas das minhas folhas de referência são tão caóticas que até eu não entendo às vezes. Deixe a coisa bonitinha pra fazer um favor a si mesmo e às pessoas que trabalham com você.
Centro de Construção Criativa - Também conhecido como "o eterno salvador da pátria".
Salvando escritores e desenhistas desde 2018.
Bônus
Adivinha sobre o que estou escrevendo para o próximo post de recomendações? :)
Violet irá lhe dar várias lições, então fique atento.
Enquanto espera pelo próximo post, explore um pouco o CCC, sente-se e relaxe.
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