Fanfic ou fan fiction é um termo utilizado para designar (como o próprio nome já diz) ficções feitas por fãs de um determinado universo, mas que não necessariamente afetam na linha de história original. Às vezes as críticas variam de acordo com as experiências que leitores tiveram enquanto vagavam nesse universo. Outras vezes, variam de acordo com a opinião dos leitores sobre fanfics no geral. Será que fanfics ajudam na escrita de alguma forma? Ou será que elas só servem para causar pesadelos? Descobriremos no próximo episódio! (Nesse caso, você só descobrirá se continuar lendo o post).
Alvos de fanfic sorrindo porque nada do que está acontecendo ali é real.
Digamos que você é um grande fã de Jogos Vorazes, então em um dia fatídico você para e pensa: E se isso acontecesse de determinada forma, com esse determinado personagem, em determinada localidade? E se outro personagem aparecesse aqui e fizesse tal coisa? E aí você percebe que é um gênio desconhecido e precisa de reconhecimento por ser tão genial. Mas como é um gênio que não manja muito de web design pra postar tamanha obra prima em um site próprio, decide postar em um site de livros que achou por aí.
E... BOoOm! Você acabou de criar uma fanfic, meu amigo.
Elas são regularmente criticadas, e, assim como citei anteriormente, isso varia de acordo com as experiências que leitores tiveram enquanto vagavam nesse universo. Ou seja, se a primeira fanfic que o pobre internauta leu foi mal escrita, é previsível que ele adquira uma desconfiança acerca dessas coisas. Mas há também o tipo de leitor que simplesmente não gosta da ideia de ler uma ficção que foi feita tendo em mente personagens e universos que não pertencem ao autor. Essas opiniões devem ser colocadas em consideração quando você encontrar alguém que critica esse tipo de narrativa.
Embora seja óbvio que ela não irá afetar na obra original, uma única história ruim pode fechar completamente a mente de um leitor.
Esse processo de "e se"s, pode dar certo se você tiver planejado as coisas com antecedência, assim sua fanfic será uma coisa que, embora não seja necessariamente "original" (já que não se passa em um universo que você inventou), será única, uma coisa cativante de se ler.
Caso o escritor comece muito de repente, sem muita orientação, o leitor (pelo menos um que seja um pouquinho mais experiente) perceberá que em alguns pontos a narrativa ficará incoerente, muito corrida, ou muito enrolada. Muitas dessas histórias feitas por fãs são de autores novos, que ainda andam um pouco perdidos. E você, quem quer que esteja lendo, se é um autor novo e que anda um pouco perdido, vou te dar uma dica:
É legal que você esteja começando a escrever com fanfics, e é algo muito bom para treinar um pouco a sua escrita se estiver procurando fazer um original para ser publicado algum dia.
Todavia, caro leitor...
De modo algum se foque demais apenas na sua fanfic.
Claro que lembrando que essa sugestão é só para quem realmente quiser fazer um trabalho original para ser publicado em uma editora e tal, ou para quem é mais hardcore e quiser viver de escrita.
Se você for um daqueles que escreve só por hobby, não posso te impedir de nada. Vá ser feliz.
Voltando pro pessoal hardcore... Pense que sua fic é um experimento. Embora você de fato tenha que dar atenção àquele experimento para que você consiga aprimorá-lo o suficiente para ter um bom produto final, não é aquele único experimento que vai lhe dar o tão desejado produto final. Dê também a devida atenção para seus originais, caso contrário será consideravelmente mais difícil para escrever um depois. Alguns exercícios de escrita também não fazem mal, assim como procurar algumas dicas na internet.
Um site muito bacana em que você pode aprender muita coisa é o Ficção em Tópicos, e, quem sabe, você pode acompanhar o Centro de Construção Criativa.
Estamos sempre ao seu dispor para ajudar com escrita, desenho, e falta do que fazer. *inserir voz de comercial*
Perguntas? Sugestões? Só quer bater um papo? Vai lá nos comentários! *...ainda com a voz de comercial*
Ou melhor, vá escrever. Depois você volta.
Comentários
Postar um comentário