O que eu começo a desenhar? Pessoas? Talvez cenários? Que tal animais? A sua cabeça começa a ficar mais e mais cheia de pensamentos, e então dúvidas cruéis entram na festa sem serem convidadas e começam a causar o completo caos. Os mais dramáticos se afogam nas próprias lágrimas de desespero ao perceber que até mesmo seus bonecos de palito saem incrivelmente deformados. Não se desespere, caro leitor. Talvez o que você mais precise para aprender a desenhar esteja bem na sua frente, só você que ainda não percebeu.
Para começar, enquanto você consiga fazer um simples traço (mesmo que seja deformado) na sua folha de papel, sim, você sabe desenhar. E para continuar, o que é importante não é a quantidade de coordenação que a sua mão possui. Aliás, réguas servem pra quê?
O que importa mesmo é o seu olho.
Estou ouvindo vocês resmungando, míopes. O meu olho também não é lá muito HD. O que eu quero realmente dizer com isso é que você precisa entender que todas as coisas que seu olho está captando, mesmo que pareçam complexas demais, podem ser fragmentadas e transformadas em pessoas, animais, objetos... Basicamente, em tudo.
E enquanto que uma bateria pode ser transformada em um bando de cilindros juntos e os pratos são representados por uma formas ovais ou triângulos dependendo do ângulo em que está se observando...
... Um imperador pode facilmente se transformar em uma esfera.
Olhe ao seu redor e tente imaginar tudo como formas simples. Seu sapato pode se transformar em um retângulo. Uma bota é um retângulo com um cilindro em cima. Esses podem não ser os melhores exemplos, mas imagino que você tenha entendido a base. Tente desenhar tudo o que vier na sua frente tendo em mente apenas a forma daquilo. Não comece a focar nos detalhes agora, apenas coloque em mente que tudo pode ser simplificado, só depois vá para o restante. Parece demorado, não parece? Advirto com antecedência que a paciência é uma virtude que os desenhistas precisam desenvolver, porque ficar 10 horas direto desenhando (isso se for um desenho mais rápido de fazer) não é pra gente de coração fraco.
E uma coisa pela qual vou esperar pacientemente é alguma dúvida que de repente surgir na sua cabeça para que eu possa saciar. Aliás, desenhar não é fácil, mas nós gostamos de desafios. Não desafios esportivos, por favor. Pode me deixar de fora se esse for o caso.
Enfim, até mais.
Comentários
Postar um comentário